Como conquistar e fidelizar clientes em uma barbearia: dicas de marketing eficientes

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Sabemos o quão difícil é encontrar um profissional de confiança para cuidar do nosso visual. É uma sensação ótima quando finalmente encontramos alguém que nos entende e sabe exatamente como atender às nossas expectativas. Comigo não foi diferente. Há mais de 5 anos, corto meu cabelo com o mesmo barbeiro, que costumava atender na esquina da minha casa, cobrando apenas R$ 15 reais pelo corte de cabelo e barba. Ele sempre foi muito atencioso e caprichoso com o meu visual, e eu confio totalmente no trabalho dele.

No entanto, recentemente ele mudou de local, o que me obrigou a caminhar quase 2km para chegar até lá. Mas, ainda assim, eu vou andando, porque sei que o resultado final será o melhor possível. E quando cheguei lá, fiquei impressionado com o novo espaço que ele abriu. Tem mais 3 cadeiras para novos barbeiros, roupas esportivas à venda, uma TV com um PS3 para quem aguarda, um freezer com bebidas e cervejas e até oferece café de graça para quem aguarda. Obviamente, o preço do corte aumentou para R$ 45 reais, mas para mim, o novo espaço maior e mais aconchegante, aliado à qualidade do corte, vale super a pena.

Essa mudança me fez refletir sobre a importância de um bom atendimento e sobre como os empreendedores podem crescer e expandir seus negócios mantendo a qualidade dos serviços oferecidos. Entretanto, nem tudo são flores e recentemente meu barbeiro estava preocupado com a queda no número de cortes mensais, o que o levou a estudar marketing em busca de soluções para trazer os clientes de volta.

Pensando nisso, decidi escrever este artigo de forma mais informal e descontraída para compartilhar com você algumas estratégias de marketing eficientes que poderiam ser implementadas em uma barbearia para conquistar e fidelizar a clientela, aumentar o número de clientes e tornar o negócio ainda mais próspero. Com essas dicas, você, dono de uma barbearia, poderá atrair mais clientes e se tornar referência na sua região. Então, continue lendo para saber mais!

Crie um site e uma presença online

Ter um site profissional e uma presença ativa nas redes sociais é fundamental para divulgar os serviços, horários de funcionamento, preços e fotos do espaço e dos trabalhos realizados. Mas não para por aí! Criar um blog para compartilhar dicas de cuidados com a barba e o cabelo é uma ótima maneira de atrair mais visitantes para o seu site e, consequentemente, para sua barbearia.

No caso do meu amigo barbeiro, além de ser um expert em cortes e barbas, ele se veste de forma elegante e os clientes frequentemente pedem dicas de visual. Por isso, seria interessante expandir o conteúdo do blog para o lado mais visual, como dicas de moda masculina, por exemplo.

Vale lembrar que ter um site conectado ao Google Meu Negócio traz uma visão mais sofisticada ao negócio. As pessoas buscam por dicas de corte, roupa e combinações no Google e, por isso, é importante otimizar o site e o conteúdo para aparecer nos resultados de busca local. Peça ajuda ao seu desenvolvedor com isso, ele sabe o que fazer!

Outra vantagem de ter um blog é que ele ajuda a ser encontrado por pessoas de outras regiões. Ao compartilhar dicas e informações relevantes sobre cuidados com a barba e cabelo, você pode atrair visitantes de todo o país, ampliando ainda mais o alcance do seu negócio.

Ofereça descontos e promoções

Oferecer descontos e promoções pode ser uma ótima estratégia para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Aqui estão alguns exemplos:

  • Desconto para indicar amigos: ofereça um desconto para o cliente que indicar amigos para a barbearia e para o amigo indicado que realizar um serviço.
  • Promoção de aniversário: ofereça um desconto especial para o cliente que agendar um serviço no mês de seu aniversário.
  • Desconto em datas comemorativas: ofereça um desconto especial em dias como Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, entre outros, para os clientes que realizarem serviços nesses dias específicos.
  • Divulgação no Instagram: Ao cortar ou fazer a barba de um cliente, você pode pedir para que ele poste no Instagram marcando o usuário do seu salão e escrevendo uma recomendação. Isso é chamado de prova social e pode ser uma ótima forma de atrair novos clientes. Além disso, como incentivo, você pode oferecer um desconto na hora de pagar o corte caso o cliente faça a publicação. Certifique-se de monitorar as publicações e agradecer aos clientes que ajudam a divulgar seu negócio.

Lembre-se de divulgar suas promoções nas redes sociais e no site da barbearia para que os clientes saibam das vantagens de escolher o seu estabelecimento. Não deixe de colar banners com essas informações de promoções nas paredes ou em placas na vitrine.

Parcerias locais

Existem diversas maneiras de estabelecer parcerias com outros negócios locais. Aqui estão três exemplos:

  • Promoções cruzadas: estabeleça parcerias com outros negócios locais para promover a barbearia em troca de promoções cruzadas. Por exemplo, um restaurante pode oferecer um cupom de desconto para seus clientes para que eles usem na barbearia e, em troca, a barbearia pode oferecer um desconto em um serviço para os clientes que visitarem o restaurante.
  • Eventos conjuntos: organize eventos em conjunto com outros negócios locais, como um happy hour em parceria com um bar próximo. Isso pode ajudar a atrair mais clientes para a barbearia e aumentar a visibilidade da empresa.
  • Ofertas especiais para funcionários: ofereça descontos especiais para os funcionários de outros negócios locais em troca de indicações. Por exemplo, ofereça um desconto em um serviço para um funcionário de uma loja de roupas que indique um cliente para a barbearia.

Eventos e workshops

Organize eventos e workshops sobre barba, cuidados com o cabelo, ou outros temas relacionados, para atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Monitore as avaliações online: 

Monitore as avaliações online, como as deixadas no Google Meu Negócio, e responda a todas, mostrando interesse e cuidado com a satisfação dos clientes.

Invista em um programa de fidelidade: 

Crie um programa de fidelidade, como um cartão de desconto ou de pontos, para incentivar os clientes a voltarem mais vezes. Como por exemplo: clientes que cortarem 8x ganham o próximo corte de graça.

Ofereça experiências: 

Além de cortes e barbas, pode oferecer serviços extras, como massagem facial, cerveja ou café (assim como meu amigo barbeiro), para criar uma experiência agradável e diferenciada para os clientes.

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